Follow by Email

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Mais saudável com menos óleo !

APRENDENDO A PREPARAR ALIMENTOS MAIS SAUDÁVEIS COM MENOS ÓLEO
Óleos e gorduras fazem parte da culinária brasileira, por herança de nossos antepassados. O azeite- de- dendê da cozinha africana, a banha de porco, as frituras, os refogados, o azeite  de oliva das cozinhas portuguesa, italiana, espanhola, são exemplos que muitas vezes nos dão "água na boca" só de lembrar...
 Gorduras dão sabor aos alimentos, realmente. E são "fortes", mesmo! São ENERGÉTICAS, fornecem muitas calorias ao nosso organismo. Por essa razão são "engordantes", quando usadas em excesso, principalmente quando a atividade física do indivíduo é do tipo sedentária ou leve ( o que corresponde à maioria das pessoas, hoje em dia).
Além de contribuírem para o aumento de peso, as gorduras põem em risco a saúde, quando em excesso, por levarem ao aumento do colesterol e, consequentemente à aterosclerose.
O diabético, que pela sua própria condição é mais vulnerável a problemas vasculares deve, portanto, evitar os excessos de gordura na alimentação. É bom esclarecer, porém, que nem todas as gorduras são igualmente "perigosas". As mais prejudiciais são as de origem animal: banha de porco, toucinho, bacon, manteiga, creme de leite, maionese; são as chamadas "gorduras saturadas", ricas em colesterol ou que aumentam a sua produção pelo nosso organismo.
Já as gorduras vegetais, como os óleos de milho, girassol, arroz e soja e as margarinas cremosas, não contém colesterol. Além disso, essas gorduras são "poliinsaturadas", o que contribui para evitar a aterosclerose. O azeite de oliva e as gorduras dos peixes, por sua vez, são "monoinsaturados" e até ajudam a diminuir o colesterol.
Entre as gorduras, como se vê, temos "amigos" e "inimigos". Os inimigos, devemos evitar ao máximo. Dos amigos podemos usar, sem abusar.G
GORDURAS QUE DEVEM SER EVITADAS
  • BANHA DE PORCO
  • TOUCINHO
  • TORRESMO
  • BACON
  • MANTEIGA
  • CREME DE LEITE
  • MARGARINA DURA
  • GORDURA DE COCO
  • MAIONESE
  • GEMA DE OVO
    GORDURAS QUE PODEM  SER UTILIZADAS SEM EXCESSO
  • ÓLEO DE MILHO
  • ÓLEO DE GIRASOL
  • ÓLEO DE ARROZ
  • ÓLEO DE SOJA
  • MARGARINA CREMOSA
  • AZEITE DE OLIVA
COMO PREPARAR ALIMENTOS COM  MENOS ÓLEO OU GORDURA                  
 Evite as frituras e os alimentos gordurosos.Cozinhe o arroz sem refogar, com água, cebola, alho socado e sal (se sua pressão arterial não estiver alta). Se você não for obeso, pode acrescentar 1 colher das de café de óleo por pessoa, à água do preparo.
Não use óleo ou outra gordura qualquer no feijão. Cozinhe-o com alho, cebola, cheiro verde, louro. Se você não gostar de sentir os temperos em pedaços, pique-os miudinho ou bata-os no liquidificador, antes de juntar ao feijão.
Para variar, experimente cozinhar  dentro do feijão hortaliças como chuchu, abóbora madura, abobrinha, folhas de repolho, chocória ou couve. Dão sabor e aumentam o valor nutritivo.       
Experimente "refogar" cebola e alho picadinho em um pouco de água, até que fiquem transparentes e macios. Se você deixar a água secar eles irão ficar corados. Junte, então, tomates batidos, orégano ou manjerona e água e terá um molho caprichado e "magrinho".
Você poderá "refogar" os temperos na água em lugar de óleo ou gordura também em outras receitas, como as de carnes cozidas ou ensopados com legumes.
Cozinhe hortaliças como cenoura, chuchu, abobrinha, vagem, abóbora madura, cebola e outras no vapor e tempere-as, ainda quentes, com vinagre ou limão, alho, orégano, salsinha, hortelã picadinha  ou outras ervas aromáticas Regue com um pouquinho de azeite.
Para cozinhar no vapor você pode utilizar uma peneira de alumínio colocada sobre uma panlela com água. Coloque os alimentos sobre a peneira e tampe-a enquanto a água ferver na panela. Além de saudáveis e nutritivas, as hortaliças ficam mais saborosas, assim preparadas.
Cozinhe verduras de folha como couve, chicoria, espinafre, folhas de rabanete ou de nabo, picadas ou rasgadas, direto na panela, com um pouquinho só de água e temperos. Abafe a panela e deixe em fogo baixo até cozinhar. Acrescente um fio de óleo quando a verdura estiver cozida. Você também pode preparar legumes dessa maneira (diretos na panela). Se desejar, pode acrescentar um pouco de   margarina cremosa no final do preparo, no lugar do óleo (1 colher das de café, por pessoa).
BOM APETITE

DENISE GIÁCOMO DA MOTTA
NUTRICIONISTA
CRN 0350

sábado, 13 de agosto de 2011

Fui parar na tv!

Eita turma, vejam aí o resultado da nossa brincadeira!
Eu estou um pouco boba, sem palavras. Mas logo posto pra falar como foi tudo isso...
Obrigada a todos pelo incentivo!



terça-feira, 9 de agosto de 2011

Calcule agora seu peso ideal!

Vamos lá turma:
Diminua 100 centímetros da sua altura.
Ex: 1,65 - 100cm = 65; desse resultado diminua 5% se vc é homem e 10% se você é mulher
Homem 65- 3,3 = 61,7kg e Mulher 65 - 6,5 = 58,5kg

Simples né?! Segundo o Dr. Guilherme de Azevedo Ribeiro, essa não é uma norma rígida, por isso é aceitável uma variação de até 5kg para mais ou para menos.

Veja se vc está acima do peso!

Divida o seu peso atual pelo quadrado da sua altura.
Ex: Peso atual = 72kg; Altura: 1,65m
1,65 x 1,65 = 2,722; dividindo 72 por 2,722= 26,45




Agora consulte a tabela:
Até 25= Normal
De 25 a 30 = Sobrepeso
De 30 a 35 = Obesidade
Mais de 35 = Obesidade mórbida

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Disciplinada!

 
Saudadeee de vcs!
Deixa eu falar. Estou feliz comigo, cada dia que passa, sinto-me mais animada a manter essa disciplina.
Já falaram que eu devo estar doente, que eu devo estar com bulimia, que eu emagreci demais, que exagerei na dieta! Gente próxima, ja olhou pra mim e não me reconheceu, depois olhou de novo e levou um susto!
Nesse periodo todo, já teve dia que exagerei e comi demais, já passei em frente de pastelaria e cogitei a vaga idéia de comer um pastel, pensando "to magra mesmo", mas resisti!  Pra falar a verdade, só comi uma coxinha nesses sete meses de mudança alimentar. Enfim, tanta coisa já aconteceu, tantos falatórios, tantos elogios, tantas mudanças, tantos conselhos, tantos incentivos, tantos, tantas, tantos... Que já acostumei com tudo isso!
Sinceramente, passou aquela coisa da adrenalina, fissura, preocupação demais, está virando disciplina rotineira. Antes, eu pensava no meu peso o dia inteiro, agora estou mais relaxada! Contínuo super cautelosa na hora das compras de supermercado, e insisto com vcs, pensem bem antes de colocar qualquer produto alimentício no carrinho, cuidem da alimentação e não abram mão da academia por nada!
Hoje comprei um Livro bem interessante: Cardápios Nota 10! Já tinha ouvido falar. Vou começar a ler, estarei compartilhando tudo que eu achar interessante. Ele vem com uma tabela de alimentos, todos com uma nota. Existe um limite diário a ser consumido e não posso ultrapassar essas notas. Interessante...Me identifiquei muito com o que ele fala, eu sempre pensei a mesma coisa! Vcs perceberão ao longo do que eu for postando...
Galera, eu tenho uma novidade, mas só vou contar na quarta...hehehehe!
Vamos ver se vai dar certo mesmo...
No mais, tudo está caminhando normalmente, continuo firme, muito firme! Mas não estou sentindo que estou emagrecendo mais...Acho que estou mantendo, simples assim! (Alguns dizem que eu estou sim, cada vez mais magra, hehhehe, a balança não diz isso, deve ser por causa da localizada, que me ajuda adquirindo massa muscular que como já falei aqui, pensa mais que gordura).
Galera, tem uma comunidade massa no orkut, que minha irmã falou...ainda vou olhar (tenho entrado pouco no orkut, graças ao Facebook),olha a comunidade: Não, obrigada! Eu tenho treino. (é pra tirar onda mesmo...heheheheheh, a gente precisa levar a sério a atividade física, senão, será tudo em vão. Tire onda, senão a onda vem e te tira..kkk).
Agora vou pro Spinning, detalhe...de roupa nova..hehehe (nunca parei de comprar roupa de academia e já estou me preparando pra comprar mais, está chegando o Liquida..rs).
Turma, vou tentar postar mais novidades pra vcs, preciso movimentar isso aqui sempre! Senão a gente perde o fio da meada, esquece até de dá as broncas e recebê-las também.
Agora tenho que produzir-me pra ir pra academia.. rs.
As fotinhas novas aí, é pra vcs analisarem o físico da garota..kkkkkk
Bjos
P.S.: Descobri que tem gente contando os dias pra eu começar engordar de novo, vcs acreditam nisso?! Ser Humano é raça de genteeeee? kkkkkkkkkkkkkkkkk-  é por isso que eu amo os animais... (Quanto mais me desafiam, mais eu me supero, esse é o meu lema). Mas sem stress. Bjão turmaaaaa, e vamo que vamo!